Esporte no Inverno

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O exercício físico espanta o mau humor e gasta mais calorias nessa estação.

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O frio chega e a vontade de fazer exercícios some. A disposição dificilmente vence a briga com o termômetro quando as temperaturas caem. O resultado é uma correria danada nos próximos meses para compensar o tempo de preguiça. E o que você nem desconfiava: você está desperdiçando o melhor período do ano para ganhar saúde e dar um gás no emagrecimento.

“O treino no inverno traz mais resultados para o emagrecimento que no verão, caso o seu corpo já esteja acostumado aos exercícios”.
Além disso , os esportes de inverno combinam os efeitos nocivos do frio, sol e altitude.

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Quais pessoas podem praticar esportes de inverno?

Tanto crianças como jovens e adultos podem aproveitar as emocionantes atividades que o inverno oferece. Entretanto, pessoas com problemas cardíacos, insuficiência respiratória, bronquite crônica, asma (provocada pelo frio ou esforço físico), idosos, gestantes, pessoas com determinadas doenças sanguíneas e distúrbios psicológicos devem primeiramente consultar o médico antes de planejar uma viagem destas.

Para as crianças, deve-se escolher cuidadosamente o local  levando-se em conta a altitude. Para crianças menores de um ano, os resorts acima de 1.200 metros devem ser evitados. As com mais de um ano já podem freqüentar os acima de 1.500 metros mas isso vai do seu bom senso. Somente a partir de quatro anos de idade as crianças poderão desfrutar totalmente das atividades na neve em grandes altitudes. Tome especial cuidado ao utilizar o teleférico pela acentuada mudança na altitude. Se você for para as pistas dirigindo um automóvel, faça pequenas paradas para que você e as crianças se adaptem gradualmente ao aumento de altitude. Se elas estiverem resfriadas é importante fazer várias paradas.  O aumento da altitude acelera os batimentos cardíacos e aumenta a pressão arterial. Em casos de infecção de vias aéreas o ouvido interno muitas vezes está  comprometido o que pode causar fortes dores de ouvido Assim como no avião faça as crianças tomarem bastante líquido para evitar estes desconfortos.

Crianças menores de 3 anos de idade esquiam muito pouco e ficam mais sujeitas a resfriados. É extremamente importante mantê-las bem agasalhadas. Para elas um protetor solar de fator máximo e óculos escuros são indispensáveis.

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Regras para quem quer praticar algum esporte no inverno. Confira e aproveite o friozinho para exercitar-se

1. Manter o corpo hidratado. Sempre. Não é porque você transpira menos no inverno que não precisa repor líquido. Uma boa dica é tomar chá aromático ou achocolatado light após o exercício.

2. Agasalhar-se bem. Mas sem exageros. Usar muita roupa para malhar é tão prejudicial à saúde quanto não usar. Pode dificultar a transpiração e levar à desidratação.

3. Fazer exercício é preciso. Acordar de madrugada, não. Opte por horários menos frios. Como o do almoço, por exemplo. Além de manter a boa forma, também alivia o estresse do trabalho.

4. Caprichar no aquecimento. Aquecer os músculos é importante no verão. No inverno, então, nem se fala. Lembre-se de que forçar a musculatura com o corpo totalmente frio é lesão na certa!

5. Nunca praticar atividade física com a barriga vazia. Nem com o estômago cheio demais. Na pressa, coma um ovo cozido, tome um iogurte natural ou beba um suco de frutas. E boa malhação!

6. Respeitar os seus limites. Se você não pratica exercícios há muito tempo, comece por uma boa caminhada. Ficou um mês sem treinar? Não tente recomeçar do ponto em que parou: seja paciente.

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