Descubra 6 mitos e verdades sobre chocolate x pele

0
171
visualizações

Especialista desvenda o que é confiável quando o assunto é o doce.

Aépoca do chocolate chegou! É o momento em tudo gira em torno dele, inclusive alguns mitos que rondam essa delícia quando o assunto é pele. Há quem o considere somente um vilão, mas alguns especialistas assumem que ele também pode fazer bem para a pele.

A dermatologista Íris Flório é da corrente que afirma que o chocolate não pode ser visto só como um grande vilão, já que há sim grandes vantagens no consumo. O segredo está em degustar com moderação, e claro, saber quais os benefícios e os malefícios que ele pode trazer para ao seu tipo pele.

Descubra agora os 6 mitos e verdade que a especialista elencou para comer a sobremesa sem culpa e sem dores de cabeça.

1 – O chocolate pode causar acne?

Mito. O grande vilão não é o chocolate. Ou seja, seu consumo não é o responsável pelo surgimento de espinhas. O aparecimento do problema está relacionado com a ingestão de alimentos que possuem alto índice glicêmico. Isso é, ricos em carboidratos de rápida absorção que desencadeiam alterações hormonais surgindo a acne.

2- Chocolate meio amargo é melhor para a pele?

Verdade. Pequenas doses de chocolate meio amargo ou amargo, mais ricos em cacau, podem trazer benefícios a saúde. Além da energia que proporciona, o alimento melhora a circulação sanguínea, estimula o sistema nervoso central, possui antioxidantes e ainda promove a sensação de bem-estar, pois libera um hormônio chamado serotonina.

3- Chocolate branco é o pior para a pele?

Verdade. Levando em consideração que ele é pobre em cacau, rico em açúcar e gorduras saturadas, essas altas taxas de calorias podem ser prejudiciais para o corpo.

4- Chocolate pode causar coceira e alergias quando consumido em excesso?

Mito. Não existem estudos estatísticos que comprovem, com certeza, que a relação alergia/chocolate é verdadeira. O que se conhece é que a alergia ao cacau contido no chocolate é bem incomum.

5- O chocolate pode ser considerado um anti-inflamatório para a pele?

Verdade. O chocolate com alta concentração de cacau tem efeitos anti-hipertensivos, anti-inflamatórios, propriedades antioxidantes, atividades antiplaquetárias e melhora da função vascular. Lembrando que há um efeito preventivo, não sendo eficaz na cura de uma patologia já existente.

6- O chocolate pode causar rugas?

Verdade. Quando o chocolate é rico em açúcar e gorduras, ele pode provocar o fenômeno da glicação que é um processo que une uma molécula de glicose com uma de proteína, como colágeno e elastina. As mesmas responsáveis por manter a pele mais jovem e firme, que instabiliza a proteína e a faz quebrar.

É uma ação tão danosa quanto a dos radicais livres, promovendo a formação de rugas e acarretando em perda de elasticidade. Esse problema tem sido alvo de muitos estudos científicos, já que esses agentes podem ser encontrados nos alimentos, principalmente em dietas muito açucaradas.

Sobre a Especialista

Doutora Íris Flório, Médica formada pela Faculdade de Medicina de Taubaté. Possui pós graduação em Estética Médica pelo Ibrape e Pós graduação em Dermatologia e Cirurgia Dermatologica pelo Instituto BWS. É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Clínica Cirúrgica desde 2009 e Proprietária e Médica responsável pela Clínica Doutora Íris Flório.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui