Vida e Saúde – Cuidados com o verão

0
161
visualizações

cuidados-verao

Apresentamos algumas dicas de saúde para ser praticada durante o verão e que ajudam a aumentar a saúde e o bem-estar, aproveitando todos os benefícios dessa época do ano, que incluem praia e piscina.

O ar condicionado pode ser um problema no verão pois aumenta a presença de bactérias, vírus ou ácaros no ar e retira umidade do ar, agravando as alergias. Por isso, deve-se limpar os filtros do ar condicionado com frequência, usar um vaporizador, ou colocar uma panela, ou balde com água, para umidificar o ar evitando assim problemas respiratórios.

Adotar estes cuidados é importante para evitar a desidratação e doenças como rinite, bronquite e asma, assim como a brotoeja, porque estas doenças são muito comuns no verão devido o aumento do suor, baixa umidade do ar e proliferação de micro-organismos.

Passar repelente no corpo é outra dica para o verão, porque há mais mosquitos e na fase das chuvas pode ocorrer epidemia de dengue. Plantar citronela no jardim e usar velas repelente com óleos e essências de citronela é uma ótima forma de passar as noites de verão de forma agradável e segura.

Abaixo confira algumas dicas de saúde importantes:

Sempre que possível, evite sair nos horários em que o sol estiver a pino, das 10h às 16h. Prefira sair de manhãzinha ou ao entardecer.

cuidados-verao-4

– Use filtro solar, sempre.
– Evite ficar exposto ao sol, procure caminhar pela sombra.
– Prefira uma alimentação leve: frutas suculentas, saladas – e, é claro, um sorvetinho para refrescar.

cuidados-verao-3

– Mantenha-se hidratado: beba bastante líquido, a toda hora. Nem espere a sede reclamar.
– Evite bebidas com cafeína, álcool ou muito açucar. Eles vão fazer com que você perca ainda mais líquido corporal.
– Facilite a transpiração: use roupas folgadas, de tecidos leves e claros.
Uma boa ideia é incluir um chapéu ou boné no figurino.

cuidados-verao-2

Também não se esqueça dos óculos escuros. Mas não adianta ser qualquer um: ele precisa ter proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina, que causam lesões irreversíveis.

Para se refrescar nos momentos mais críticos procure, se puder, um ambiente público (shopping, biblioteca) com ar-condicionado. Mesmo que você não permaneça no local por muito tempo, essa providência vai ajudar a manter seu corpo mais fresco quando você tiver que retornar para o calor.

Mas, para aliviar mesmo, nada melhor do que água. De acordo com suas possibilidades, lave rosto, nuca, braços e mãos, tome uma ducha fria, mergulhe na piscina ou tome um banho de mar.

Tenha um cuidado ainda maior com bebês e crianças, maiores de 65 anos e pessoas doentes – especialmente cardíacos ou com pressão alta.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui